REGULAMENTO DA PROVA DE ORIENTAÇÃO


CLUBE DE ORIENTAÇÃO POTIGUAR (COP)

I CORRIDA DE ORIENTAÇÃO DO COP
(PRAIA DO Y / 17º GAC /  NATAL-RN)



REGULAMENTO DA PROVA DE ORIENTAÇÃO

1. O QUE É ORIENTAÇÃO?
a. Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.
b. É um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, um componente mental e lúdico capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino.
c. A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

2. REGRAS BÁSICAS
O percurso será disputado na forma de SPRINT, onde os atletas farão sua escolha de rota, não sendo obrigatório seguir a numeração lógica dos pontos de controles.
a. Passar por todos os pontos de controles marcados no mapa.
b. Marcar corretamente no cartão de controle.
c. Preservar a natureza.
d. Cumprir as regras de Orientação pedestre da (IOF e CBO).

3. CARACTERÍSTICA DO ESPORTE
A característica própria do desporto Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, tais como:
a. Leitura precisa do mapa;
b. Avaliação e escolha da rota;
c. Uso da bússola;
d. Concentração sob tensão;
e. Tomar decisão rápida;
f. Correr em terreno natural; e
g. Manter o controle da distância percorrida etc.

4. ARTIGOS DO REGULAMENTO
a. Organização e realização: Clube de Orientação Potiguar.
b. Conceitos:
1) Fiscal de prova: pessoa que faz parte da organização e é responsável pela fiscalização da prova;
2) PC (Posto de Controle): local de passagem dos atletas participantes, locado no mapa, que se encontram ao longo do percurso, possui um prisma com picotador e pode ser alcançado em ordem aleatória, de acordo com a estratégia adotada;
3) Picotar: ação que deve ser feita  no cartão de controle (fornecido pela organização) para comprovar a passagem do atleta no PC ( Posto de controle). Os picotadores estarão presos aos prismas nos respectivos PCs.
c. Generalidades:
O percurso passará por trechos de trilhas, estradas, edificações, matas e campos. Será utilizado um mapa de orientação específico de acordo com a ISOM 2000.
A principal finalidade do evento é difundir a Orientação como desporto, e proporcionar aos atletas a conscientização da preservação da natureza.

4. CATEGORIAS
A prova contará com 29 (vinte e nove) categorias:
ELITE
H 21 E
D 21 E
Todas as idades
“A” MUITO DIFICIL
H 21 A
D 21 A
Todas as idades
H 35 A
D 35 A
Acima de 35 anos
H 40 A
xxxxxx
Acima de 40 anos
“B” DIFICIL
H 21 B
D 21 B
Todas as idades
H 40 B
xxxxxx
Acima de 40 anos
H 45 B
D 45 B
Acima de 45 anos
“N” FÁCIL
H 12 N
D 12 N
Até 12 anos
H 16 N
D 16 N
Até 16 anos
H 21 N
D 21 N
Todas as idades
H 35 N
D 35 N
Acima de 35 anos
H 40 N
D 40 N
Acima de 40 anos
H 45 N
xxxxxx
Acima de 45 anos
MASTER
MASTER (Experientes)
Acima de 50 anos
DUPLAS
Dupla 1
Masculino
Dupla 2
Feminino
Dupla 3
Adulto e Criança
Dupla 4
Mista (Masculino e Feminino)
ABERTO
ABERTO
   Atletas inscritos fora do prazo







5. INSCRIÇÕOES
    As inscrições poderão ser feitas através do E-mail orientacaopotiguar@gmail.com  ou na loja   
RAPA NUI - Av. sem. Salgado Filho, 2580, Loja 3 Fone: 3234-8853.
     Os interessados deverão efetuar o depósito bancário relativo ao pagamento da taxa de inscrição e enviar para a Coordenação Geral do evento, não será aceito depósito através de envelope não identificado; e
     As inscrições só serão aceitas  após comprovação de deposito bancário em favor de RODRIGO CÂMARA GALVÃO  - Banco do Brasil - Agência: 1246-7 Conta Poupança 33.475-8 Variação 91.
     O comprovante de pagamento deverá ser digitalizado e enviado com a ficha de inscrição para o e-mail orientacaopotiguar@gmail.com.
     O Clube de Orientação Potiguar não efetuará a devolução dos valores referentes às inscrições em caso de desistências.
     Não será aceita a inscrição através de depósito bancário (envelope) do tipo não identificado.
     O comprovante de pagamento será exigido para retirar o cartão de controle no dia da prova.

  Maiores  informações:

  E-mail orientacaopotiguar@gmail.com  ou pelos telefones
  Fone: (84) 8864-3847 ou 8841-6970
1.    Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 20,00 (vinte reais) por atleta.
2.     Nas inscrições realizadas nos dia 15 à 18 Dez 10, o preço será de R$ 30,00 (trinta reais ) e o atleta participará na categoria ABERTO (sem direito a premiação).
3.     Cada entidade ou atleta é responsável pelo pagamento da sua taxa de inscrição .            
     4.   O comprovante de pagamento identificado deverá ser enviado por E-mail para orientacaopotiguar@gmail.com .
     
6. TEMPO DE PROVA
a. A organização controlará o tempo oficial de prova cronometrando os horários de largada e chegada dos atletas participantes.
b. Fica instituído que o tempo máximo de permanência dos atletas no percurso para picotar os PCs será de 3 horas, após a largada do atleta.
c. A largada será de 1 (UM) em 1(Um).

7. EQUIPAMENTOS OU MATERIAIS PROIBIDOS
a. Mapas que não sejam fornecidos pela organização

8. ARTIGOS E DISPOSIÇÕES GERAIS
a. O Orientista deverá picotar o seu cartão  de controle  nos PCs.
b. O competidor que por qualquer motivo abandonar a competição, deverá participar o fato na chegada, entregando seu cartão de controle e seu mapa. De maneira nenhuma deverá influir no andamento da competição, nem ajudar os outros competidores.
c. Esta é uma prova onde, cada competidor se inscreve sob a sua própria responsabilidade, isentando a organização de qualquer acidente que possa vir a sofrer no seu percurso.
d. Terá  Fiscais aleatoriamente posicionados no percurso.
e. O Cartão de controle deverá estar picotado corretamente de acordo com o gabarito da organização.

9. TIPOS DE PROVA

a. Orientação em parque (SPRINT)

b. Percurso

    O atleta deverá passar por todos os PCs marcados no mapa, não importando a seqüência. Será vitorioso o que fizer em menor tempo dentro de sua categoria.

10. PENALIZAÇÕES
a. Irregularidades
        1) Negligenciar a segurança em qualquer aspecto.
        2) Jogar lixo no percurso ou desrespeitar o meio ambiente de alguma forma.
        3) Desrespeito a qualquer participante ou membro da organização.
        4) Abandono de equipamentos em qualquer local do percurso.
        5) O competidor não poderá obter vantagens sobre o outro concorrente. É proibido obter ajuda externa. Colaborar com outro da equipe durante o percurso. Correr atrás de qualquer outro competidor com objetivo de beneficiar-se de sua técnica;
b. Desclassificação
        1) Desistência (antes ou durante o percurso);
        2) Cometer 2(dois) ou mais tipos de irregularidades;
        3) Utilização de meios ilícitos para obter vantagens;
        4) Completar a prova no tempo superior às 3h, após a largada;
        5) Perder o mapa ou o cartão de controle;
        6) Não picotar algum ponto obrigatório;
        7) Cartão de controle diferente do gabarito da organização;
        8) Cometer atitude anti-desportiva.

11. RECURSOS
      O recurso impetrado por equipe ou atleta que se sinta prejudicado(a) por infração das regras pela organização, pelos encarregados de equipe ou competidores, deverá ser feito por escrito e entregue ao coordenador até trinta (30) minutos após a divulgação do resultado Oficial.
     O júri técnico será composto pelo Árbitro da prova, Diretor técnico da prova e mais 3 (três) competidores que tenham  conhecimento e experiência no Desporto e serão escolhidos pelo diretor da prova  e não envolvidos no recurso. Em caso de algum recurso que o júri técnico considerar pertinente, será procedido uma votação, a qual será incontestável.

12. CLASSIFICAÇÃO
POR EQUIPE – Esta classificação é estabelecida somando os tempos obtidos somente pelos quatro melhores competidores de uma mesma equipe. Será considerada a equipe vencedora do percurso, aquela cujo, a soma dos quatro melhores tempos considerados for o menor;

13. PREMIAÇÃO
 
a. A premiação ocorrerá por volta das 13:00 horas.
b. 1º, 2º e 3º lugares por categorias e a equipe que somar o maior número de pontos dentre os 3 (três) primeiros das categorias.
c. A categoria “Aberto” não fará jus a premiação.

Classificação dos Clubes
1. O clube campeão será aquele que obtiver a maior pontuação na soma do maior número de pontos dentre os 3 (três) primeiros das categorias.
2. Em caso de empate será considerado vencedor o Clube que obtiver o maior número de pontuação na primeira colocação. Mantendo-se o empate serão considerados os segundos lugares e assim sucessivamente.
Classificação Pontuação
1º Colocado 40 Pontos
2º Colocado 37 Pontos
3º Colocado 35 Pontos
4º Colocado 33 Pontos
5º Colocado 31 Pontos
6º Colocado 29 Pontos
7º Colocado 27 Pontos
8º Colocado 25 Pontos
9º Colocado 23 Pontos
10º Colocado 21 Pontos
11º Colocado 19 Pontos
12º Colocado 18 Pontos
13º Colocado 17 Pontos
14º Colocado 16 Pontos
15º Colocado 15 Pontos
16º Colocado 14 Pontos
17º Colocado 13 Pontos
18º Colocado 12 Pontos
19º Colocado 11 Pontos
20º Colocado 10 Pontos
21º Colocado 9 Pontos
22º Colocado 8 Pontos
23º Colocado 7 Pontos
24º Colocado 6 Pontos
25º Colocado 5 Pontos
26º Colocado 4 Pontos
27º Colocado 3 Pontos
28º Colocado 2 Pontos
29º Colocado em diante 1 Ponto

14. ESPAÇO PUBLICITÁRIO, NUMERAÇÃO E IMAGENS DURANTE A PROVA
As equipes estarão livres para colocarem a marca de seus patrocinadores em seus uniformes equipamentos individuais. Não sendo, no entanto permitido aparecer nome de patrocínio de marcas de CIGARRO ou BEBIDAS ALCOÓLICAS. A organização se reserva ao direito de vetar um nome ou logomarca que for provocativo ou injurioso.        Também  não poderá ser de empresas que utilizem trabalho infantil ou escravo, além de 

empresas que estejam degradando o meio ambiente ou prejudicando de alguma forma nossos ecossistemas, bem como propaganda política.

15. RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS
a. Cada atleta ao efetuar a inscrição estará ciente das condições físicas e técnicas necessárias para participar de uma corrida de orientação, renunciando a todo tipo de ação legal contra os organizadores ou patrocinadores do evento, acatando todos os artigos do mesmo. Durante a prova haverá equipe de resgate, garantindo aos participantes o atendimento que necessitarem. Casos simples poderão ser assistidos no
Próprio local. Em situações mais graves, a organização encaminhará o competidor até o hospital mais próximo. A organização não assumirá despesas médico-hospitalares.
b. Cada competidor é responsável pelo seu próprio desempenho na prova, devendo julgar se deve ou não continuar na competição, exceto se a organização assessorada por profissionais de saúde ou serviço de atendimento pré-hospitalar, decidir excluí-lo por razões de segurança ou saúde. O participante deverá estar capacitado para realizar atividades como percorrer trechos a pé andando ou correndo, ler mapa topográfico e orientar-se com bússola.

16. SAÚDE
 Em caso de acidente durante o evento, serão prestados no local da prova os 1º socorros pelo médico da organização e se necessário será removido ao Hospital mais Proximo.

17. DIVERSOS
 Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora.

18. QUADRO HORÁRIO
       DATA ATIVIDADE HORÁRIO
  30 Nov a  18 DEZ 2010 INSCRIÇÕES
  19 Dez f RECEPÇÃO a partir das 08:00h.
  19 Dez f PARTIDA 09:00h
  19 Dez PREMIAÇÃO 13:00h
  19 Dez ENCERRAMENTO 14:00h

NEWTON VENÂNCIO      
Presidente                
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário