O que é orientação?

Se você tem espírito de aventura e se considera um desbravador, gosta de estar em contato com a natureza, fazer amizade com novas pessoas e se manter em dia com a saúde e bem estar, a Orientação é um esporte praticado ao ar livre em contato com a natureza que lhe permite aprender técnicas para não se perder em locais desconhecidos.  
Hoje em dia a Orientação desempenha um papel tão importante como aprender a ler, escrever e contar, pois é um sistema de comunicação que utiliza a linguagem cartográfica.
Orientação é um esporte, no qual os atletas usam um mapa detalhado e uma bússola para encontrar pontos no terreno previamente mapeado.Um percurso é composto por um ponto de partida, um ponto de chegada (que pode ser o mesmo ou não) e uma série de pontos intermediários numerados por onde o orientista terá que passar seguindo a seqüência determinada no mapa. 
fonte da imagem: rumo verde
No mapa, os pontos são representados com círculos em vermelho, com exceção do ponto de partida que é representado por um triângulo. Os círculos são centrados no elemento característico que tem de ser encontrado: uma ponte, uma árvore especial, um formigueiro, um encontro d’água, etc... Esse elemento aparece descrito no cartão de controle conforme a categoria.No terreno os pontos de controle são identificados com um prisma(cubo de pano em que cada face é composta por um triângulo branco e outro laranja). 


Para demonstrar que o orientista passou no ponto de controle ele deve picotar o cartão de controle com o picotador ou inserir o cartão eletrônico (SICarde) na base eletrônica que estiver no prisma. Cada picotador faz uma marcação diferente no cartão.

Para saber sobre as regras gerais da Orientação Pedestre clic aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário